Luís Inácio, Lula, já se comparou a figuras diversas, bem diferentes umas das outras. Se comparou a Obama, presidente dos EUA. A Igreja Universal. A Getulio Vargas. A Hugo Chaves, presidente autoritário da Venezuela. A Juscelino Kubitschek, o presidente que criou Brasília. Mais estranhamente, se comparou também a Jesus.
Aos seis anos, Luís Inácio saiu da cidade onde nasceu - Garanhuns, Pernambuco - para São Paulo num pau-de-arara, um desconfortável meio de transporte usado principalmente na cidades pequenas do nordeste brasileiro.
Após 58 anos (mais de meio século), Lula é presidente da República há oito anos e o pau-de-arara continua sendo usado por algumas pessoas, embora não tanto quanto antes. O pau-de-arara foi considerado ilegal, só que a ilegalidade não resolveu o problema de quem continua sem ter, ao menos, um meio de transporte decente.
O filme sobre a vida de Luís Inácio mostra fatos verdadeiros, porém romanceados. Junto com o exagero em muitas situações, o diretor se vale de um outro recurso, a música sentimental como fundo, artifício sempre usado pelos diretores em todos os filmes .
Nenhum comentário:
Postar um comentário